Como Machine Learning e Big Data estão mudando o Web Design

By Juliana Monaco
08 maio 2018
Big Data

Mais do que muitos outros aspectos da internet moderna, projetar um site está se tornando mais barato e mais fácil do que nunca, em grande parte graças à análise avançada de dados e tecnologia de aprendizado de máquina. Apesar das rápidas mudanças na forma como nossos sites são projetados, muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com o que devem fazer para se prepararem.

Imagem: Shutterstock

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre IA e Big Data quando se trata de web design, e o que você pode fazer para se preparar para um futuro em que essas tecnologias serão protagonistas.

Empresas familiares estão liderando o caminho

Existem algumas empresas hoje que estão avançando rapidamente para remodelar a maneira como abordamos o web design. A Adobe, por exemplo, que por muito tempo tem sido uma das empresas que molda a forma como abordamos o design gráfico e o web design, investe em inteligência artificial a fim de adaptar seu software para o futuro.

Veja o que a Adobe está fazendo com sua nova plataforma Sensei AI, e você verá como eles estão se destacando da concorrência quando se trata de definir o futuro do web design. A atual corrida armamentista de inteligência artificial entre as principais empresas de software de design gráfico será conquistada pelas empresas que começarem a investir cedo, e é difícil duvidar que a Adobe continue sendo um carro-chefe da indústria por algum tempo com sua plataforma Sensei. No entanto, a Adobe não detém o monopólio das técnicas de IA e de aprendizado de máquina quando se trata de web design. Outras empresas, como a Wix, também estão usando máquinas de inteligência para criar sites que atraem cliques de toda a web.

O Wix agora oferece a web designers uma maneira fácil de obter o site de seus sonhos. Tudo o que eles precisam fazer é preencher algumas perguntas e eles estão a caminho de criar um site exclusivo que contenha recursos para atrair receita de publicidade. Empresas como a Wix, que estão integrando a IA em suas operações existentes, são as que irão prosperar no futuro.

Big data está remodelando a web como a conhecemos

O aprendizado de máquina não é a única tecnologia que causou grande impacto no web design. A análise de Big Data está se tornando mais importante para os web, especialmente quando se trata de combinar o poder analítico dos computadores com a criatividade dos web designers. Os sites mais populares de amanhã serão construídos com base em enormes quantidades de dados.

Independentemente de basear-se em análises de Big Data, o seu site pode ser amplamente melhorado, classificando montanhas de dados para descobrir em que padrões os utilizadores recorrem quando navegam na sua página web.

É claro que o aprendizado de máquina e o Big Data não estarão reformulando o futuro sozinhos. O tipo de mudança fundamental que a maioria dos profissionais de web design espera virá da mistura dessas novas tecnologias com a criatividade humana. Embora se torne mais barato e fácil do que nunca projetar um site em breve, os sites mais bem projetados de amanhã serão criados a partir de uma combinação de homem e máquina trabalhando juntos. Assim, se você é um daqueles web designers que temem perder seu emprego para uma máquina, não se preocupe. Se você estiver no topo do seu campo, essas novas tecnologias só melhorarão seu trabalho.

À medida que as melhorias na forma como analisamos grandes quantidades de dados continuam a ser desenvolvidas, e os modelos de aprendizado de máquina se tornam mais complexos, espere que as bases do design sejam ainda mais amplas.

Fonte: Datafloq