Varejo

Insights para ofertas personalizadas e previsão de tendências

Big Data no Varejo

A quantidade de informações provenientes do varejo está crescendo de forma exponencial. Graças à tecnologia usada em Big Data, empresas de varejo são capazes de analisar quantidades imensas de informação que são geradas pelas lojas físicas, vendas online, logs de navegação no site, logs de servidores etc. Nessa montanha de informações (estruturadas e não estruturadas), o cientista de dados tem um papel fundamental: encontrar informações relevantes e que tragam vantagens à empresa.

Outra vantagem de utilizar um ambiente de Big Data é a capacidade de tratar grande volumes de informação com extrema rapidez, graças a sua escalabilidade simples e eficiente. Isso significa, por exemplo, que um sistema de loja online bem estruturado é capaz de suportar, sem grandes problemas, um evento de grandes concentrações de vendas em um pequeno período de tempo, como uma venda de ingressos para um determinado show ou uma Black Friday.

Exemplos Práticos

Experiência do Consumidor

  • Análise preditiva para melhorar a experiência do cliente em todos os canais e dispositivos, on-line e off-line
  • Recomendações personalizadas e programas de recompensa com base nas preferências de compra, dados on-line, aplicativos de smartphones etc.
  • Análise de sentimento de fluxos de mídia social, registros de call center, análises de produtos etc., para feedback dos clientes e perspectivas de mercado

Logística

  • Melhor gerenciamento de estoque, com acompanhamento em tempo real
  • Negociação com os fornecedores mais eficazes com base em registros históricos da loja
  • Previsão de demanda baseada em uma combinação de dados estruturados e não estruturados
  • Otimização de rotas e transporte mais eficiente usando telemetria, geolocalização e dados de GPS

Marketing

  • Criar ofertas direcionadas a determinados segmentos, identificando os canais mais adequados para otimizar o retorno sobre o investimento
  • Ofertas personalizadas através da análise comportamental on-line e web analytics
  • Atualização de preço em real-time de acordo com métricas de estoque, preço da concorrência e comportamento de demanda
  • Identificação de tendências e oportunidades de vendas cruzadas por meio de análise de comportamento

Para ajudar a sua empresa a alavancar os seus negócios, a equipe da Semantix conta com diversos especialistas capacitados para implementar uma solução completa em Big Data, desde a Infraestrutura, Ingestão dos Dados até Analytics em Real-time com algoritmos complexos de Machine Learning.


Segmentação de Clientes

Com Big Data, é possível utilizar diversas ferramentas para criar uma visão em 360 graus de seus clientes.

Este tipo de segmentação de clientes permite-lhes:

  • Oferta personalizada de produtos e serviços
  • Melhorar as relações rentáveis existentes e evitar a rotatividade de clientes
  • Criar melhores campanhas de marketing e ofertas de produtos mais atraentes
  • Desenvolvimento de produtos sob medida para segmentos específicos de clientes
  • E muito mais…

Para ajudar a sua empresa a alavancar os seus negócios, a equipe da Semantix conta com diversos especialistas capacitados para implementar uma solução completa em Big Data, desde a Infraestrutura, Ingestão dos Dados até Analytics em Real-time com algoritmos complexos de Machine Learning.