BIG DATA NA SAÚDE

O uso de Big Data tem proporcionado novos insights de negócios em diversos setores, e não é diferente na área da Saúde. Com a popularização da Internet das Coisas, sistemas de prontuário eletrônico podem fornecer informações essenciais  para o acompanhamento do paciente em real-time. Além disso, as diversas informações coletadas sobre os tratamentos aplicados e os resultados obtidos podem ser relevantes tanto ao tratamento de novos pacientes quanto à redução de custos.

Por outro ponto de vista, análises de informações podem ser fundamentais a empresas de Seguro Saúde para redução de gastos, identificação de fraudes e precificação de planos.

Isso coloca os cientistas de dados em uma posição privilegiada. Usado com sabedoria, Big Data tem o potencial de ajudar os médicos a tomar decisões melhores em toda a linha – desde tratamentos personalizados até os cuidados preventivos.

EXEMPLOS PRÁTICOS

Medicina Personalizada

Há muitos anos, a medicina era baseada em tentativa e erro. A medicina moderna já conta com pesquisas mais avançadas para identificar diferentes tipos de doenças, mas ainda assim, essas pesquisas ficam limitadas a determinadas informações e não consideram diversas características do indivíduo.

Utilizando ferramentas de Big Data, é possível mesclar e analisar conjuntos de dados muito mais complexos a partir de:

  • Características de cada paciente
  • Testes clínicos
  • Observações diretas de outros médicos
  • Registros médicos eletrônicos
  • Pesquisas sobre o projeto Genoma
  • e mais…

 

Medidas Preventivas com base em Análise Preditiva

“É melhor prevenir do que remediar”. Essa é a regra básica quando falamos sobre saúde, e quando se trata  de Planos de Saúde essa regra ajuda a economizar muito dinheiro. Utilizando as ferramentas de Big Data é possível identificar determinados tipos de pacientes e atuar com medidas preventivas.

 

Rede Credenciada

Para empresas de planos de saúde, existe a possibilidade de acompanhar indicadores da rede credenciada e dos pacientes possibilitando identificar

  • Necessidade de novos credenciamentos com base em demanda e geolocalização
  • Oportunidades de otimização de custos da rede, baseado em previsões de demanda
  • Dimensionamento de especialidades, serviços de diagnóstico e hospitais
  • Entre outros

Para ajudar a sua empresa a alavancar os seus negócios, a equipe da Semantix conta com diversos especialistas capacitados para implementar uma solução completa em Big Data, desde a Infraestrutura, Ingestão dos Dados até Analytics em Real-time com algoritmos complexos de Machine Learning.