Blog

Posts mais recentes

Soluções de Big Data e IA oferecem um universo de oportunidades

Com o advento da era digital e do Big Data, a complexidade dos negócios é muito maior e as soluções tradicionais já não são suficientes. Gerenciar plataformas de dados, realizar atividades de backoffice, além coletar e enriquecer informações, consome um tempo dos profissionais que é essencial às atividades de análise e desenvolvimento.

A partir desse cenário, a Semantix desenvolveu o Semantix OpenGalaxy, uma plataforma de automação de Big Data e algoritmos de Inteligência Artificial que provê as melhores tecnologias e ferramentas de desenvolvimento para engenharia e ciência de dados das empresas.

Com soluções inteligentes prontas para o uso, o Semantix OpenGalaxy transforma dados em resultados de forma rápida e pelo menor custo.

Realidade brasileira incentiva o uso de soluções de jurimetria

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil fechou com mais de 80,1 milhões de processos em tramitação somente em 2017. As demandas judiciais chegaram a custar mais de R$ 140 bilhões para as empresas brasileiras em 2016, segundo o estudo “Custo das empresas para litigar judicialmente”, do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Conhecer a realidade é o primeiro passo para transformá-la. O volume de informação movimentado durante os trâmites jurídicos representa um grande potencial para que a análise de dados gere insights que impactem diretamente companhias de todos os portes, incluindo o setor público.

Data Lake: o que é e quais os benefícios

A amplitude de significados do termo “Big Data” agrupa diversas soluções no quase infinito mundo dos dados. Uma delas é o Data Lake, tecnologia para armazenar e processar grandes volumes de dados, garantindo maior capacidade de retenção de informações com custo consideravelmente reduzido.

Para as organizações, os Data Lakes significam duas oportunidades: reduzir custos com tecnologias de sistemas muito caras, bem como criar aplicativos inovadores para alavancar o negócio.

Como reduzir o contencioso tributário em sua organização

A alta carga tributária é o maior problema para os brasileiros e as empresas em relação à tributação, contribuindo para o aumento do contencioso tributário. Além disso, dependendo do tipo de contencioso, a empresa pode ficar impedida de fazer novos negócios. 

De acordo com um levantamento da advogada Ana Teresa Lima Rosa Lopes para a FGV, 32% do gasto total das companhias está comprometido com riscos decorrentes do contencioso tributário, representando mais de R$ 280 bilhões nas 30 maiores empresas do país apenas em 2014. Esse valor é sete vezes maior do que a soma dos processos trabalhistas e quase quatro vezes a dos processos cíveis.

Saiba como reduzir o contencioso trabalhista em sua empresa.

Big Data as a Service (BDaaS): como funciona e quais as vantagens

No último post, falamos sobre a tecnologia Big Data como serviço (BDaaS) e suas features. Agora, abordaremos como funciona e quais são as vantagens de uma solução BDaaS.

Framework BDaaS

O framework BDaaS incorpora diferentes camadas de acordo com a função que cada uma delas executa no processo de armazenamento, computação e análise de dados.

Infraestrutura de Dados

A camada principal do BDaaS é composta por hardware de dados e milhares de unidades de computação distribuídas (nós), que são todas interconectadas e funcionam como linhas de rede de alta velocidade pelas quais os dados flutuam. Essa camada fornece firewalls e sistema de backup para impedir a potencial perda de dados. Como construir sua própria infraestrutura de banco de dados pode resultar em gastos de mais de 1,5 milhões de dólares para 1.000 metros quadrados de espaço, a infraestrutura do sistema BDaaS apresenta-se como a solução mais lucrativa para a esfera arquitetônica primária do processamento de dados. Além disso, a lucratividade aumenta com a consciência de que a maioria das empresas precisa de processamento de dados para informações específicas em intervalos esporádicos.