Muitas empresas já estão familiarizadas com os servidores em nuvem, mas ainda existem aquelas que não incorporaram o conceito no seu dia a dia. Estudos apontam que 80% das empresas já estão adotando o modelo de multicloud e que, até o ano de 2022, 95% das aplicações migradas para a cloud pública continuarão nesse modelo.

Uma pesquisa realizada pela VMware, em parceria com a MIT Technology Review Custom, analisou mais de 1,3 mil tomadores de decisões globais de TI de grandes corporações em relação à adoção de tecnologias em cloud. Concluiu-se que fatores como aprisionamento tecnológico, inovação, domínio dos dados e a necessidade de soluções específicos de aplicações são os principais motivos que levam as empresas a utilizarem soluções multicloud.

Uma das grandes preocupações das organizações atualmente é com a segurança de seus dados. Com a adoção da estratégia multicloud, é possível mover dados sensíveis da rede privada para pública, e vice-versa, de modo automático com alto nível de segurança.

Leia também: Cultura Data Driven: o que é e como aplicar em sua empresa

Conceito Multicloud

O conceito de multicloud refere-se à utilização de duas ou mais estruturas de computação em nuvem para ampliar a capacidade computacional, a flexibilidade e a agilidade, reduzindo custos e garantindo escalabilidade.

A estratégia de multicloud divide os dados entre nuvem pública, privada e híbrida, e está relacionada a uma combinação dos modelos de software as a service (SaaS), platform as a service (PaaS) e infrastructure as a service (IaaS).

Por que adotar a Multicloud?

Segurança

Evita a perda de dados ou um tempo de inatividade devido a falhas de aplicações na nuvem e reduz o risco de que um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS).

Múltiplas escolhas

Um único provedor de nuvem pode não ser capaz de fornecer a uma organização todos os serviços de computação necessários. Com a estratégia multicloud,  a empresa tem mais de uma opção para gerenciar os serviços da nuvem.

Aperfeiçoamento da gestão de dados

As ferramentas automatizam processos complexos de administração do sistema, como o armazenamento de dados, configurações de aplicativos, banco de dados, matriz de armazenamento, servidor web e balanceador de carga.

Otimização da infraestrutura

Oferece a capacidade de selecionar diversos serviços de diferentes provedores de cloud, à medida que alguns ambientes em nuvem são mais indicados para determinadas tarefas do que outros.

Solução Multicloud

Uma boa estratégia multicloud deve se basear nas necessidades da empresa, em seus objetivos e na capacidade da equipe responsável pela gestão das diferentes nuvens.

A Semantix oferece uma solução multicloud de outra galáxia. O Semantix OpenGalaxy oferece suporte para atender os maiores provedores de clouds do mundo, acelerando a transformação digital na sua empresa. Armazene, transforme e analise dados usando uma plataforma de terceira geração com arquitetura segura e centrada em dados.

Fontes:

https://onlinedatacloud.com.br/2018/11/30/multicloud-ganha-forca-no-mercado-de-ti/

https://www.itforum365.com.br/tecnologia/multicloud-e-uma-das-principais-tendencias-nos-proximos-anos/

https://www.itforum365.com.br/tecnologia/seguranca-em-multicloud-solucao-para-evitar-a-parada-de-qualquer-negocio/