A rotina de um escritório de advocacia ou departamento jurídico é bastante movimentada, tornando a computação cognitiva essencial para que os profissionais do ramo possam se dedicar a atividades mais importantes. A Advocacia 4.0 está acontecendo e os profissionais da área já estão adotando ferramentas e softwares de Inteligência Artificial em seu dia a dia.

O McKinsey Global Institute estima que quase 1/4 do trabalho de um advogado pode ser automatizado com o uso da IA. Além disso, algumas pesquisas sugerem que a adoção da tecnologia legal reduziria as horas de trabalho dos advogados em 13%.

Além de melhorar a produtividade, o uso de softwares jurídicos pode reduzir custos e ser um importante diferencial no mercado. Confira 5 vantagens ao utilizar um software jurídico em sua empresa ou escritório:

Organização e controle da rotina

Realizar a gestão de tarefas, processos e prazos, além de outras inúmeras ações, é um grande desafio para os profissionais da área, principalmente ao utilizar mais de uma ferramenta de gerenciamento.

O software jurídico permite que tudo fique concentrado em um único local, fornecendo aos usuários maior autonomia e organização administrativa. Além disso, é possível automatizar boa parte das tarefas repetitivas e burocráticas, como o controle de prazos e processos.

Segurança das informações

Os softwares jurídicos utilizam o armazenamento na nuvem e oferecem backup automático de todos os seus dados, garantindo que não haja vazamentos de informações importantes.

Maior produtividade

Além do uso de KPI’s, o controle da rotina e a automatização de diversas atividades, aumenta a produtividade da equipe, uma vez que os profissionais poderão realizar tarefas que demandam maior atenção.

Melhores decisões

A análise de dados realizada pelo software jurídico possibilita a extração de insights que ajudam empresas e escritórios tomar melhores decisões.

Interface interativa

A maioria dos softwares jurídicos possuem recursos de usabilidade que facilitam a interação do usuário, com uma interface fácil e eficiente. Desse modo, os profissionais podem mexer nas ferramentas sem precisar ter conhecimentos de programação.

A Semantix dispõe de um software de Inteligência Artificial para auxiliar os departamentos jurídicos das organizações. O Semantix AIJUS entende o perfil do requerente, características dos processos e padrões dos tribunais, avalia resultados e probabilidade de riscos em processos judiciais, além de diminuir gastos com os processos e contencioso de massa. Entre em contato conosco e comece agora a obter vantagens para o seu negócio.