No último post, falamos sobre a tecnologia Big Data como serviço (BDaaS) e suas features. Agora, abordaremos como funciona e quais são as vantagens de uma solução BDaaS.

Framework BDaaS

O framework BDaaS incorpora diferentes camadas de acordo com a função que cada uma delas executa no processo de armazenamento, computação e análise de dados.

Infraestrutura de Dados

A camada principal do BDaaS é composta por hardware de dados e milhares de unidades de computação distribuídas (nós), que são todas interconectadas e funcionam como linhas de rede de alta velocidade pelas quais os dados flutuam. Essa camada fornece firewalls e sistema de backup para impedir a potencial perda de dados. Como construir sua própria infraestrutura de banco de dados pode resultar em gastos de mais de 1,5 milhões de dólares para 1.000 metros quadrados de espaço, a infraestrutura do sistema BDaaS apresenta-se como a solução mais lucrativa para a esfera arquitetônica primária do processamento de dados. Além disso, a lucratividade aumenta com a consciência de que a maioria das empresas precisa de processamento de dados para informações específicas em intervalos esporádicos.

Infraestrutura em nuvem

A infraestrutura em nuvem é o domínio virtualizado no qual dados, software e hardware se inter-relacionam. A infraestrutura em nuvem pode ser privada ou pública e reservada antecipadamente por um período mais longo, sob demanda (por um período específico durante o qual um processamento específico ocorrerá) ou no local (essa opção pode ter impacto na disponibilidade do serviço, já que não é possível prever quantos processadores serão empregados em outro lugar).

Camada de armazenamento de dados

A camada de armazenamento de dados é altamente acessível para os clientes, pois permite o upload direto de dados para análise. Além disso, é escalável horizontalmente para requisitos de volume, velocidade e variedade de dados e introduz novos nós de acordo com a demanda desses fatores, bem como as necessidades de setores específicos e objetivos da análise.

Camada de Computação

A camada de computação compreende tecnologias para executar serviços de computação distribuída, como estruturas de processamento e interfaces de programação de aplicações (APIs), cujo objetivo é gerenciar e manipular dados de acordo com requisitos e preferências do cliente (os usuários podem escrever programas se houver experiência suficiente em programação e análise de dados) com o objetivo de derivação de informações construtivas de Big Data.

Gestão de dados

A camada de gerenciamento de dados realiza procedimentos de manutenção e otimização do processamento na plataforma de nuvem. Isso inclui backups do sistema, implantações e requisitos de recursos com o objetivo de manter os dados e informações em segurança, além de alta eficiência.

Análise de dados

A camada de análise de dados é o nível mais alto de processamento de dados em BDaaS e é responsável pelos procedimentos analíticos em relação aos dados subjacentes. Os clientes acessam dados por meio de uma interface da Web e criam relatórios e consultas analíticas relacionadas aos dados enviados à camada de armazenamento. Para maximizar o desempenho, essa camada oferece assistentes e ferramentas gráficas que orientam os usuários durante o processo. Além disso, oferece abordagens personalizadas com referência a requisitos específicos de usuários baseados no setor. Devido a esse recurso da camada de análise de dados, o BDaaS prova ser um sistema altamente produtivo para diversas organizações, já que você pode escolher entre tecnologias que abordarão segmentos importantes do seu setor.

Vantagens de usar uma solução BDaaS


Armazenamento e gerenciamento de dados

A tecnologia BDaaS fornece o acesso a dados brutos em armazenamento distribuído e possibilidades de análise e modificação de dados complexos.

Com o Sematix OpenGalaxy, por exemplo, é possível armazenar, transformar e analisar dados com arquitetura segura e centrada em dados, garantindo escalabilidade, flexibilidade, máximo desempenho e redução de toda a complexidade.

Análise de dados

Os usuários podem acessar os serviços de análises de dados sem precisar lidar com esferas de programação. Assim, é possível extrair informações relevantes para o Business Intelligence.

Segurança

A responsabilidade por questões de segurança é transmitida ao provedor da solução. Os maiores serviços de computação em nuvem são executados em uma rede mundial de datacenters seguros, que são atualizados regularmente com a mais recente geração de hardware, oferecendo redução na latência de rede e mais economia de escalonamento.

Foco na inteligência

Usando uma solução de BDaaS, não é necessária uma equipe de especialistas em dados para configurar sua infraestrutura e realizar a engenharia de dados, uma vez que as próprias plataformas de BDaaS gerenciam isso para você e a preços acessíveis, como o Semantix OpenGalaxy.