O mercado de Big Data tem crescido de forma exponencial. A IDC prevê que, até 2025, a esfera de dados global aumentará para 163 zettabytes (isto é, um trilhão de gigabytes). São dez vezes os dados gerados em 2016. Para resolver esse desafio, as soluções de Big Data precisam usar uma série de ferramentas integradas, como Hadoop, Spark, Tensor Flow, e bancos de dados NoSQL, como MongoDB, Cassandra e até Elasticsearch.

Nos últimos anos, surgiram diversos serviços de Cloud Computing para ajudar organizações a resolverem seus desafios de dados por meio de Big Data as a Service (BDaaS). Estima-se que, até 2021, o valor do mercado de BDaaS será de 30 bilhões de dólares.

Imagem: Xenlife

Os tipos mais comuns de serviços em nuvem se dividem em:

  • Software como serviço (SaaS)
  • Plataforma como serviço (PaaS)
  • Infraestrutura como serviço (IaaS)
  • Dados como serviço (DaaS)

O último (DaaS) baseia-se no conceito de que o produto (dados) pode ser fornecido sob demanda ao usuário, independentemente da separação geográfica ou organizacional do provedor e consumidor.

O que é BDaaS?

Big Data as a Service (BDaaS) é uma tecnologia emergente usada para descrever a terceirização de uma ampla variedade de funções de Big Data para a nuvem, variando desde o fornecimento de dados e ferramentas analíticas até a realização da análise real e fornecimento de relatórios. Alguns provedores BDaaS também incluem consultoria dentro de suas plataformas.

O BDaaS implementa ferramentas e técnicas de IaaS, PaaS e SaaS para fornecer armazenamento completo e processamento de análise de dados. Confira algumas funcionalidades:

Leia também: DataOps: o que é e como implementar

Arquitetura orientada a serviços de alta funcionalidade

A tecnologia BDaaS oferece uma arquitetura altamente funcional que inclui infraestrutura de armazenamento de dados, módulos de processamento de dados e diversas ferramentas analítcas para que o usuário reduza os gastos com especialistas.

Processamento orientado a eventos

Usando BDaaS, é possível gerenciar os dados em três módulos: explicativos, descritivos e preditivos. Por meio de diferentes abordagens analíticas, os usuários podem obter informações valiosas sobre problemas, riscos e oportunidades para o crescimento dos negócios.

Recursos de virtualização na nuvem

As estruturas de BDaaS são baseadas na computação em nuvem e na escalabilidade horizontal. Ou seja, os dados são armazenados e processados em diversos processadores que possuem tarefas específicas em relação ao resultado necessário. A escalabilidade horizontal permite que essas soluções trabalhem como uma única unidade. Por outro lado, sistemas como o Hadoop são tecnologias de armazenamento de código aberto que operam com base na escalabilidade vertical. Ou seja, eles atualizam as propriedades de processadores individuais para gerenciar quantidades maiores de dados.

Ferramentas de inteligência de negócios

O BDaaS gera relatórios e consultas, e realiza processamento analítico e mineração de dados para transformar dados brutos em informações úteis para business intelligence.

Até recentemente, os custos de configuração da infraestrutura de Big Data eram muito altos, tornando-se inacessível a organizações de médio e pequeno porte ou sem grande conhecimento técnico. Atualmente, as ofertas de fornecedores de nuvem e SaaS estão democratizando o Big Data. Assim, não é necessária uma equipe de especialistas em dados para configurar sua infraestrutura, já que as próprias plataformas de BDaaS gerenciam isso para você e a preços acessíveis, como o Semantix OpenGalaxy.

À medida que mais e mais empresas perceberem o valor da implementação de estratégias de Big Data, mais serviços e soluções surgirão para apoiá-las.