Dentre as diversas áreas do Direito, o contencioso trabalhista é uma das mais complexas para os advogados e que mais está presente nas empresas do país. Devido à reforma trabalhista (implantada em 2018), algumas regras mudaram, incentivando as equipes jurídicas e advogados a agir de forma mais criteriosa.

O contencioso trabalhista refere-se a todas as questões que envolvem relações de trabalho e que podem ser motivo de reclamação trabalhista e disputas judiciais, como contratações, demissões e terceirização de serviços. Pode-se dizer que toda empresa detém um contencioso trabalhista, seja em pequena ou grande escala, e o setor jurídico deve ser capaz de buscar soluções que ajudem os profissionais a agir de forma preventiva.

Os advogados podem exercer diversas atividades relacionadas ao contencioso trabalhista, como:

  • O acompanhamento das ações;
  • A apresentação de defesas e recursos de acordo com a reforma trabalhista;
  • Ajuizar ações em que coloque como réu alguns funcionários ou ex-funcionários;
  • A sustentação de defesas orais nos tribunais;
  • A busca e viabilização de soluções para diminuir os processos;
  • Fazer orientações e treinamentos.

O contencioso trabalhista nas empresas

De acordo com o TST, havia 2,5 milhões de processos trabalhistas em tramitação no Brasil somente em 2017. Além de gerar um enorme prejuízo financeiro, o contencioso trabalhista prejudica a imagem da organização.  

A melhor forma de evitar novas ações trabalhistas é mantendo um bom ambiente de trabalho aos colaboradores e seguir a legislação trabalhista. Atualmente, grande parte das empresas tem conseguido reduzir seu passivo trabalhista através de consultorias especializadas, adotando regras e medidas voltadas para a aplicação correta da legislação trabalhista.

Outra questão importante é a presença de uma equipe jurídica capaz de identificar causas de problemas futuros e, assim, solucioná-los. Desse modo, o aumento do contencioso trabalhista nas empresas também demanda, além de medidas protetivas, o uso de tecnologias que auxiliem na análise e controle desses processos, já que facilitam a diminuição de riscos de perdas de prazos e informações.

Diminuir o contencioso trabalhista é essencial para qualquer empresa obter sucesso financeiro e administrativo. Por meio de uma plataforma de Inteligência Artificial, é possível diminuir gastos com o contencioso trabalhista entendendo as características do processo, os padrões dos tribunais e o perfil do requerente, além de avaliar resultados e probabilidade de riscos em ações judiciais.