Vivemos em uma época incrível na história da humanidade. A tecnologia atual atinge um ponto de maturidade que, associada à velocidade em que cresce, permite que tenhamos condições e oportunidade de conquistar todo e qualquer desafio proposto pela natureza do nosso universo. Estamos atravessando um período de efervescência tecnológica e, literalmente, infinitas possibilidades apontam em nosso horizonte.

Dentre todas as novas grandes áreas de conhecimento que surgem com o desenvolver tecnológico, a inteligência artificial é, sem dúvidas, umas das mais disruptivas.

Origem da Inteligência Artificial

Ao se pesquisar a origem deste ramo da ciência, sem dúvida, o nome do matemático britânico Alan Turing é o que surge com maior frequência. Dentre todos seus grandes feitos destacam-se sua participação na Segunda Guerra Mundial, contribuindo para descriptografar o código de comunicação nazista. Além disso, foi Alan Turing que criou o famoso teste de Turing, a primeira formalização do que é inteligência artificial.

O teste de Turing postula que se, utilizando apenas mensagens de texto, um interrogador for incapaz de distinguir se a máquina que está respondendo é um computador ou um humano, esta máquina é inteligente.

Definição de Inteligência Artificial

Desde a época de Turing, a definição do conceito de inteligência artificial vem se formalizando. Entretanto, no contexto deste artigo podemos definir inteligência artificial como sendo o desafio de criar máquinas inteligentes. Ou seja, máquinas capazes de resolver problemas que tipicamente são resolvidos por humanos.

Existem alguns desafios que dificultam a criação de máquinas inteligentes, como a tomada de decisões em tempo real e a programação do aprendizado dos computadores.

Para encarar esses desafios, os cientistas criaram vertentes de pesquisas dentro da grande área Inteligência Artificial, como o Machine Learning.

Ou seja, a Inteligência Artificial é uma grande área da ciência que engloba áreas menores, entre elas, o Aprendizado de Máquinas (ou Machine Learning).

Vantagens da Inteligência Artificial

A principal vantagem da Inteligência Artificial é a automação de ações associada à tomada de decisões humanas sem as intercorrências inerentes às pessoas, como desgaste mental, emoções e a limitação de tempo. Consequentemente, por não depender das particularidades humanas, a inteligência artificial facilita a reprodução de atividades em diferentes dispositivos. Por exemplo, um determinado algoritmo pode ser executado em diversos computadores simultaneamente em paralelo. Neste caso, ao contrário de uma tarefa executada por pessoas diferentes, o processo de aprendizagem, execução e obtenção de resultados pode ser idêntico.

Aplicações de Inteligência Artificial

Com a evolução dos sistemas computacionais e a adoção em massa da computação, aplicações de Inteligência Artificial vêm sendo adotadas em diferentes áreas do conhecimento, como a medicina, engenharia e agronomia.

  • Na medicina:
    • Alguns sistemas auxiliam médicos a diagnosticar doenças baseados na análise dos sintomas de um paciente e em uma rápida comparação com uma base de dados com casos semelhantes;
  • Na engenharia:
    • Dezenas de empresas ao redor do mundo trabalham para desenvolver veículos autônomos que substituirão a necessidade de motoristas humanos e impactarão o futuro da mobilidade urbana;
  • Na agronomia:
    • Sistemas de irrigação inteligente, hoje em dia, são capazes de analisar as condições climáticas e escolher o melhor momento para ligar e desligar a irrigação de uma plantação, reduzindo (e muitas vezes evitando completamente) o desperdício de água. Além desta aplicação, podemos destacar o monitoramento da saúde da plantação através do diagnóstico precoce de pragas.

Cursos de Inteligência Artificial

Para quem está começando a estudar inteligência artificial, existem cursos online que ensinam desde os conceitos básicos até aplicações práticas e o desenvolvimento de algoritmos. Em inglês, podemos destacar os cursos oferecidos pela plataforma Udemy, pelo MIT e pela plataforma Udacity. Em português, o curso de inteligência artificial da plataforma Alura promete um bom conteúdo para iniciantes:

Por: Gabriel Dias e Bruno Pazetti - cientistas de dados da Semantix