De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil fechou com mais de 80,1 milhões de processos em tramitação somente em 2017. As demandas judiciais chegaram a custar mais de R$ 140 bilhões para as empresas brasileiras em 2016, segundo o estudo “Custo das empresas para litigar judicialmente”, do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Conhecer a realidade é o primeiro passo para transformá-la. O volume de informação movimentado durante os trâmites jurídicos representa um grande potencial para que a análise de dados gere insights que impactem diretamente companhias de todos os portes, incluindo o setor público.

O papel da jurimetria

Assim, surge a jurimetria, um novo e importante ramo de conhecimento jurídico que se traduz como “métrica do Judiciário”. De forma simplificada, a jurimetria serve de ferramenta estatística que visa compreender o universo de processos e fatos jurídicos, além de analisar o efeito real das decisões judiciais na sociedade e possibilitar condições de alteração desses padrões de decisão.

Dentro e fora dos tribunais, a jurimetria é capaz de fornecer contribuições relevantes em todas as áreas do Direito, tanto na pesquisa acadêmica como no exercício da advocacia, uma vez que as informações podem auxiliar nas decisões de um advogado e alterar por completo sua estratégia na condução de um caso.

Assim como diversas áreas, o Direito normativo, muitas vezes, não consegue acompanhar o ritmo de evolução de uma sociedade em constante mudança como a nossa. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) mostrou que 62% dos escritórios de advocacia buscam serviços customizados de inovação tecnológica especializada. Os gaps da justiça brasileira suscitaram um espaço interessante para novas propostas e soluções inovadoras.

Confira os 5 motivos para utilizar um software jurídico

Solução de jurimetria avançada

Diante desse contexto, a Semantix desenvolveu uma solução que usa a jurimetria avançada associada à Inteligência Artificial (IA): o AIJUS. Com interface avançada de buca, Business Intelligence e ferramentas de Machine Learning e IA, utilizamos estatísticas avançadas que descobrem padrões a fim de determinar o que pode acontecer no futuro.

Visando à redução de custos, uma das ações do AIJUS é avaliar o tempo necessário para cada etapa da movimentação judicial e qual o orçamento previsto por mês, apoiando o setor financeiro. “Por meio da IA, podemos apurar qual a chance de um cliente insatisfeito processar a organização, a gravidade da situação e até se uma atitude imediata pode evitar uma ação futura”, comenta Anderson Paulucci, CTO da Semantix.