O sucesso se conquista em conjunto
27 de abril de 2021

Com um enorme desafio de construir uma arquitetura de tecnologia ágil, segura e escalável que suportasse integrar o seu novo aplicativo com sua plataforma e outras dezenas de sistemas, a Wine encontrou na LinkApi by Semantix uma solução completa de API’s e integrações para transformar seu ambiente tecnológico e lançá-lo em apenas 3 meses.

O novo aplicativo do maior clube de assinaturas de vinhos do mundo foi a peça- chave para alavancar ainda mais o crescimento da empresa e hoje está

conectando canais online e offline junto com a ajuda da LinkApi by Semantix.

Sobre a Wine

Mais que um e-commerce, uma empresa de tecnologia. Ao longo dos seus mais de doze anos de história, a Wine construiu sua marca com base na tecnologia e na inovação, consolidando-se como o maior clube de assinaturas de vinhos do mundo e rompendo barreiras no mercado de bebidas.

Fundada em 2008, a Wine nasceu totalmente online e ousou investir em vinhos no país da cerveja e já recebeu diversos prêmios como o Melhor Clube de Assinatura de Produto do Brasil e também como uma
das melhores iniciativas digitais brasileiras na categoria Supermercado com pelo Prêmio da Academia iBest.

Com o propósito de conectar pessoas por meio da paixão por vinho, a Wine conta com uma diversidade de produtos que vão desde o clube de assinaturas, lojas físicas (chamadas de espaços de experiências), programa de recompensas, portal de conteúdo e seu e-commerce.

Estratégia de negócio

Como maior clube de vinhos do mundo, a estratégia da empresa é toda centrada em seus sócios com um
modelo de assinaturas recorrentes de forma multicanal. A empresa adota um modelo de desintermediação, comprando o vinho direto dos produtores e entregando em mais de 5 mil municípios.

Além do Clube Wine, do e-commerce wine.com.br e do aplicativo Wine Vinhos, disponível na App Store e Play Store, a Wine possui também seus espaços físicos.

Depois de onze anos atuando somente no meio online, está inaugurando os espaços de experiência e convivência para seus clientes. São 8 no total, espalhados por São Paulo (3), Belo Horizonte, Recife, Campinas, Curitiba e Porto Alegre.

A tecnologiana Wine

Até 2018, a Wine contava com um equipe de tecnologia bastante robusta e seguia modelos tradicionais de gestão. Porém, desde 2019, adotou o modelo de squads por projetos, sendo a primeira squad a do próprio aplicativo.

Hoje a empresa possui 94 colaboradores no time de tecnologia distribuídos em diversas squads como clube, lojas, produto, aplicativo e uma que cuida somente de integrações.

Com uma arquitetura rodando toda em cloud e micro-serviços, incluindo dezenas de aplicações internas e externa se conectando em sua tecnologia, o uso de API’s de forma gerenciada é uma necessidade básica da Wine.

O desafio

Lançar o app em tempo recorde e totalmente integrado com a plataforma

Todo tipo de integração e sua manutenção sempre foi bastante custoso sob o ponto de vista de esforço tecnológico para construir novos projetos, prejudicando diretamente com os prazos de entrega, além de demandar um ambiente robusto de servidores.

Quando a Wine decidiu lançar um aplicativo que conectasse seus usuários em sua plataforma visando melhorar a experiência e a retenção dos clientes, o CTO da empresa, Clayton Freire, precisou estruturar um projeto do zero que comportasse uma arquitetura de APIs escaláveis e performáticas que permitisse
o consumo de dados de diferentes pontos da cadeia como estoques, fornecedores, vendas, lojas e pedidos de clientes.

Como CTO, Clayton tem a responsabilidade de manter e melhorar o ambiente tecnológico da Wine, seja do ponto de vista do usuário externo, como clientes e outros stakeholders, como também do usuário interno, como os colaboradores.

Quando começou a montar o projeto do aplicativo, ele percebeu que precisaria construir uma arquitetura robusta de APIs seguras, padronizadas, escaláveis e monitoradas, para ter uma boa gestão do fluxo de dados, além de tornar possível a conectividade de todo o ecossistema com o aplicativo.

O Problema

O grande problema para esse desafio era o tempo para ter um aplicativo pronto até o seu lançamento. Clayton comentou que um projeto como esse, levaria muito tempo para ser entregue caso as APIs do aplicativo fossem construídas pelo time de tecnologia sem uma ferramenta.

Além disso, para construir uma arquitetura robusta de APIs que consumisse os dados da plataforma, de forma controlada, monitorada e segura, seria necessário ampliar a equipe e a infra-estrutura de cloud da empresa.

Foi então que, no início de 2019, a Wine contratou a LinkApi com o objetivo de viabilizar a construção de uma arquitetura de APIs moderna, escalável, ágil e de fácil gestão.

O grande desafio era lançar o aplicativo ainda no ano de 2019 e, para isso, era necessário prover uma estrutura de APIs que permitisse consumir os dados da plataforma de pedidos, estoques, clientes, fornecedores, faturas, cálculo de frete e acompanhamento de entregas.

Toda integração se relaciona com a plataforma e, por isso, é uma questão central para a Wine. A construção de arquiteturas de integrações complexas sempre foi algo lento e trabalhoso e fazer sua gestão se tornou uma missão crítica e fundamental na empresa.

A equipe de tecnologia já fazia o uso de uma ferramenta de integração na época, entretanto, oferecia pouca agilidade no processo de construção e gerenciamento das APIs, além de ter uma longa curva de aprendizagem.

Por isso, cogitaram inclusive, construir tudo internamente. Segundo Clayton, para construir uma arquitetura robusta de APIs, era necessário não só aumentar a infra-estrutura de servidores, como também fazer a contratação de novas pessoas para a equipe.

“Um projeto como esse levaria no mínimo oito meses para ser entregue. Não tínhamos esse tempo e correríamos o risco de ter falhas nas integrações, além de não ter uma gestão de APIs facilitada.”

Como a LinkApi by Semantix contribuiu para transformar a estratégia de negócio como lançamento do novo app

Quando a equipe de tecnologia da Wine se deparou com a plataforma LinkApi, todo o time
técnico constatou que a ferramenta oferecia facilidades de uso que agilizaria todo o processo
de criação dos gateways de APIs, podendo escalar não só as APIs do aplicativo, mas também todo
ecossistema da Wine.

Além disso, contavam com um suporte totalmente dedicado ao projeto. Segundo, Clayton:

“Estávamos focados em entregar o projeto e com a LinkApi isso foi possível, pois permitiu escalar a
construção de uma arquitetura de APIs de forma segura e moderna em apenas três meses.”

Como a LinkApi by Semantix foi decisiva para o projeto

Com a plataforma LinkApi by Semantix, foi possível criar e reutilizar componentes de qualquer
tipo de data source, como banco de dados, webservices, aplicações REST, entre
outros.

A plataforma contempla ferramentas que facilitaram a equipe da Wine a realizar
autenticações de APIs e SDKs que facilitaram o desenvolvimento desse e de
outros projetos.

Assim, a LinkApi by Semantix contribuiu decisivamente para o ganho de produtividade da
equipe e na aceleração de um projeto estratégico para a empresa. Com ele, a
Wine melhorou ainda mais a experiência prática do seu verdadeiro propósito:
conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho!

Os diferenciais decisivos da LinkApi by Semantix

No momento da escolha de uma ferramenta que pudesse solucionar todas as dores do projeto, a LinkApi by Semantix ofereceu uma solução SaaS de contratação imediata, com uma equipe especializada para dar todo o suporte necessário, com uma ferramenta totalmente dev-friendly e, por isso, com baixa curva de
aprendizado.

Após efetuar uma prova de conceito em uma semana e já obter resultados satisfatórios, a
Wine optou por contratar a LinkApi by Semantix.

Nas palavras do CTO, “foi uma decisão acertada”, pois após a contratação toda a equipe da LinkApi by Semantix se envolveu com o projeto, atendendo às demandas pontuais da Wine, oferecendo treinamento e suporte que permitiram ao time de tecnologia acelerar o aprendizado e aumentar sua produtividade.

O uso da LinkApi by Semantix foi muito além do projeto do aplicativo. Hoje, a Wine gerencia todas as integrações necessárias não só para o aplicativo, mas para todo o ecossistema de sua plataforma. Todas as integrações, somando mais de 300 no total, foram migradas para a LinkApi, e toda nova integração é construída diretamente na plataforma.

Principais ganhos com o uso da LinkApi by Semantix

  • Plataforma amigável para desenvolvedores (devfriendly), com baixa curva de aprendizado;
  • Aumento de produtividade na construção e manutenção de APIs e integrações (e consequentemente redução de custos financeiros);
  • Mais visibilidade e maior controle das integrações, com dashboards e monitoria dos logs;
  • Maior velocidade na construção de APIs e integrações complexas;
  • Plataforma escalável, com maior agilidade e flexibilidade para o desenvolvimento;
  • Arquitetura Devops mais eficiente;
  • Ferramentas que facilitam o desenvolvimento e autenticações de APIs;
  • Treinamento e suporte de uma equipe especializada; de APIs;

Todo ecossistema da Wine é baseado em APIs com integrações entre plataforma e gateway de pagamento; plataforma e ERP; ERP e WMS; WMS e transportadores; desde o primeiro contato no site ou aplicativo, até a chegada dos produtos na casa do cliente por meio de sistemas de tracking e notas fiscais.
Tudo integrado de forma ágil, padronizada e segura, com gestão facilitada pela LinikApi by Semantix.

Os nossos dashboards oferecem maior visibilidade e monitoria com análises precisas de logs e dados imprescindíveis para consolidar visualizações de servidores, serviços e aplicações.

Conclusão

Como as integrações impactam na estratégia do negócio

Construir e gerenciar integrações são um ponto crucial para a transformação tecnológica de uma empresa, gerando impactos diretos em sua oferta de serviços e, consequentemente, em sua estratégia de negócio.

Para a Wine, as integrações sempre foram um ponto crítico devido à alta complexidade de suas arquiteturas de APIs, com alta demanda de tempo para seu desenvolvimento, alto custo com infra-estrutura e dificuldades em sua gestão. Por isso, buscaram uma solução tecnológica ágil que pudesse simplificar operações complexas de APIs e integrações.

A Wine já havia buscado outras soluções no mercado sem muito sucesso, principalmente pela experiência ruim no uso da ferramenta. Com a LinkApi by Semantix, a empresa ganhou mais produtividade para seu time, maior controle e gestão de suas integrações de uma forma segura e ágil, deixando o time de tecnologia livre para desenvolver soluções realmente importantes para o negócio.

Dessa forma, conseguiu lançar um aplicativo totalmente integrado e conectado com todas as pontas de seu ecossistema, oferecendo uma experiência multicanal e ainda mais incrível ao seu cliente.

Na prática, a LinkApi contribuiu para melhorar a experiência e sanar a dor do cliente Wine que é escolher o seu vinho no momento certo, estando presente onde o consumidor estiver. Hoje, tanto na loja online, quanto nos espaços de experiências, o sócio pode fazer o pedido e o pagamento diretamente pelo
aplicativo e escolher um meio de pagamento já cadastrado no sistema.

A LinkApi tem orgulho em ter participado de forma decisiva para a transformação e o crescimento do maior clube de assinaturas de vinho do mundo! Conte conosco para transformar o seu negócio!

Semantix

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Fale com a Semantix pelo WhatsApp!